Rio antigo: O prédio da Imprensa Nacional

Foto Juan Gutierrez

Prédio da Imprensa Nacional em 1893/94, na então Rua Treze de Maio (atual Av. Treze de Maio), no Centro. Antes do prédio, pode-se ver a escadaria que dava acesso ao convento de Santo Antônio e parte do chafariz da Carioca. Ao fundo o morro de Santo Antônio. Inaugurado em 1877, o prédio da Imprensa Nacional foi demolido em 1941. O projeto é assinado pelo arquiteto carioca Antonio de Paula Freitas, que introduziu a técnica do concreto armado no país, que aprendera na Sorbonne.

A Imprensa Nacional é responsável pelo surgimento da imprensa no país. Foi criada por um decreto do príncipe regente D.João, em 13 de maio de 1808. Primeiramente, se chamou Impressão Régia, depois Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional.

A primeira sede da Imprensa Nacional, ainda como Impressão Régia, foi na casa do Conde da Barca, na Rua do Passeio. Mais tarde, funcionou na Rua dos Barbonos (atual Evaristo da Veiga, esquina com a Rua das Marrecas). Em 1809, voltou para a Rua do Passeio, depois foi transferida para a Academia de Belas Artes, e, a seguir, para o prédio da Cadeia Velha (atual Alerj).

Em 1874, o ministro da Fazenda, Visconde do Rio Branco, iniciou a obra do edifício da nova sede da Imprensa Nacional, localizada na Rua 13 de maio (na época, Rua Velha Guarda), onde ficou até o fim do ano de 1940, apesar de ter enfrentado um grande incêndio em 1911. A ocorrência destruiu a maior parte de suas instalações; documentos, publicações raras e o precioso acervo de sua biblioteca. Em 1941, o prédio foi demolido.

Inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas, a nova sede, na Avenida Rodrigues Alves, foi a última no Rio de Janeiro antes de se mudar para Brasília, sendo ligada à Casa Civil da Presidência da República.

Curiosidade: A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso no Brasil, em 10 de setembro de 1808.

Foto Juan Gutierrez http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria03/rioantigo/mh-g3a043.htm

http://portal.imprensanacional.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/a-imprensa-nacional

A atual Avenida Treze de Maio, esquina com a Rua Evaristo da Veiga.

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>