Blog

Rio antigo: a Perimetral que desaparecerá da Zona Portuária


O fechamento do Viaduto da Perimetral está marcado para o próximo dia 02/12 – Feriado de Finados. A interdição, faz parte da estratégia para a demolição inicial do trecho entre o Gasômetro e o Armazém 6, que está prevista para o dia 17/11. A via expressa elevada começou a ser construída no final da década de 50. Somente 20 anos depois, foi inaugurado o trecho que liga o elevado a Ponte Rio-Niterói. A obra provocou um esvaziamento da Zona Portuária. O movimento na região do Museu Histórico Nacional foi atingido com o fechamento de ruas e becos e também do Mercado Municipal. O elevado foi projetado com a intenção de escoar o trânsito da Avenida Brasil para o Centro. O seu desaparecimento causará transtornos na cidade, prevêem especialistas em engenharia de trâfego. Para piorar, o transporte público, que deveria auxiliar na operação, não está preparado para abarcar as novas demandas que a demolição trará. O Ministério Público notificou a prefeitura e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (CDURP). O MP alega que não foram atendidas as exigências quanto ao Plano de Mitigação para amenizar os impactos negativos na mobilidade urbana em razão da demolição.

Veja mais fotos

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Rio antigo: a Perimetral que desaparecerá da Zona Portuária

  1. A Superpopulação temporária da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro decorrente do Campeonato Mundial de Futebol 2.014 e dos Jogos Olímpicos de 2.0l6 é o principal motivo para transformação arquitetônica ou revitalização da Mobilidade Urbana para nossas presente e futuras de gerações de cidadão!

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Wellington,

      Qualquer mudança urbanística deve ter em mente os moradores. Claro que a população flutuante (turistas, visitantes que chegam para eventos e congressos, etc), será beneficiada…Mas não pode ser a prioridade.

      Abraço fraterno,
      Eliomar

  2. Pingback: Lei de Uso e Ocupação do Solo em debate | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>