Rio antigo: 93 anos do Palácio Tiradentes

Símbolo da “Belle Époque” do Rio, o Palácio Tiradentes fez 93 anos nesta segunda-feira (6). Com arquitetura inspirada no Grand Palais de Paris, o prédio foi projetado em estilo eclético pelos arquitetos Archimedes Memória (brasileiro) e Franscisco Couchet (franco-suiço). Todos os presidentes da República tomaram posse no palácio até 1960, quando a capital da república foi transferida para Brasília.

A partir de 1960, passou a ser a sede da Assembleia Legislativa do então Estado da Guanabara (Aleg). Com a fusão, em 1975 (do antigo Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara), virou Alerj.

O palácio foi inaugurado em 1926 em um terremo considerado sítio histórico. Na época do Brasil Colônia, ali funcionava a Cadeia Velha, no andar de baixo. No andar de cima, trabalhavam os vereadores. O antigo prédio foi demolido em 1922, dando lugar quatro anos depois para o palácio.

Tiradentes ficou preso três anos na Cadeia Velha, antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Foto: Thiago Lontra

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>