Rio Antigo: Parque Guinle

Antiga chácara, o Parque Guinle é uma área verde com vinte e cinco mil metros quadrados, encravada num pequeno vale no sopé do Morro Nova Cintra, no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul. O local é público e oferece lazer para crianças, jovens, adultos e idosos. O parque é contornado por um conjunto de edifícios com estrutura de concreto cujo projeto arquitetônico é assinado por Lúcio Costa.

O Parque Eduardo Guinle, mais conhecido como Parque Guinle, foi construído como jardins do palacete (atual Palácio Laranjeiras), erguido nos anos 20 do século passado. Coube ao paisagista francês Gérard Cochet, elaborar o projeto. A entrada do parque é pela Rua Gago Coutinho.

Posteriormente, Burle Max fez algumas modificações nos jardins. Tanto Lúcio Costa como Burle Max procuraram integrar as edificações ao meio ambiente, dando um toque de modernismo ao local. Árvores, lagos e córregos embelezam o parque.

Construídos à elite carioca, os prédios residenciais vieram três décadas mais tarde, e foram construídos de 1948 a 1954. Nos condomínios, foram usados pilotis, reforçando a identidade visual. Também contêm brises de madeira verticais e cobogós de cerâmica. Depois foram construídos mais três prédios, completando os seis do projeto original.

Logo depois dos altos portões de ferro fundido da entrada, o parque oferece brinquedos para crianças de 4 a 10 anos. Na parte de cima, jovens, adultos e idosos podem usufruir os equipamentos de ginástica.

Na entrada, dois leões alados “fazem a segurança” do local, auxiliados por anjos montados em uma esfinge, que ladeiam o portão principal de entrada do parque.

O Palácio Laranjeiras possui estilo neoclássico, com influência francesa. O projeto é assinado pela arquiteta Silvia Telles. Há alguns anos, serve de residência para o governador do estado.

 

 

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>