Rio antigo: Praça da Harmonia

Operários trabalham na Praça da Harmonia, localizada entre a Rua Pedro Ernesto e a estreita Rua do Propósito, na Gamboa, na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. A praça é margeada por várias construções históricas e antes da sua construção era ocupada pelo Mercado da Harmonia.

Na Rua Sacadura Cabral, 178, funciona o Hospital dos Servidores do Estado (federal), criado em maio de 1934, com o nome Hospital dos Funcionários Públicos. O hospital, que já foi uma referência nacional, atualmente sofre com o sucateamento na área da saúde do governo federal – falta de médicos e de recursos –, como toda a rede federal. (O Estado do Rio de Janeiro tem a maior rede federal de hospitais, que enfrenta grandes dificuldades)

Curiosidade: Em Tupi-Guarani, Gamboa (ou Camboa) significa tanto marmelo quanto um remanso no leito de um rio, dando a impressão de um lago. Essa segunda explicação se justificaria pelo aspecto físico do bairro, que se localiza numa zona de águas mais calmas da Baia de Guanabara.

Foto: Aristógiton Malta/1939.

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>