Blog

Rio antigo: Rua Primeiro de Março

Algumas ruas registram datas históricas que nem sempre identificamos com facilidade à primeira vista. É o caso da Rua Primeiro de Março, uma das principais vias do centro do Rio. A antiga Rua Direita foi rebatizada em homenagem ao fim da Guerra do Paraguai, ocorrida em 1º de março de 1870. Por coincidência, a cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1º de março, só que de 1565.

Atualmente, a Rua Primeiro de Março começa no final da Avenida Antônio Carlos e termina no início da antiga Ladeira de São Bento. Faz parte do corredor cultural do centro da cidade e é uma de suas principais vias. Em sua extensão, estão localizadas edificações históricas como as Igrejas de São José, de Nossa Senhora do Carmo, Antiga Sé, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e o Convento do Carmo, construído no século XVI e que, por décadas, foi considerada a maior edificação da cidade. Também no seu percurso podemos encontrar o Palácio Tiradentes (construído onde se situava Cadeia Velha e atual sede da Alerj); a Praça VX (antigo Largo do Paço); o Paço Imperial – uma fachada é voltada para a Primeiro de Março; o Beco dos Barbeiros, estreita passagem dos tempos coloniais, o CCBB, antiga sede do Banco do Brasil, e o edifício dos Correios e Telégrafos.

No começo do século XVII, a Rua Direita era um caminho à beira mar, que ligava o Morro do Castelo ao Mosteiro de São Bento, que, por sua vez, ficava no alto do Morro de São Bento. Na época era um caminho de tráfego intenso na cidade. No século XIX, era a via mais importante do Rio de Janeiro.

 

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>