Rio Antigo: Rua São José

Livrarias Jacintho e Imperial na Rua São José, no Centro, onde também funcionou a Livraria Briguiet, que depois adotou o nome da rua – Livraria São José –, chegando a ter três lojas na rua nos anos 60. Nenhuma delas funciona mais no local. Também na  foto aparece a Lauria Alfaiate, outro ramo de atividade, e por que não dizer a própria profissão de alfaiate – ambas praticamente desaparecerem. Uma pena.

Segundo alguns relatos, no início do século XIX a Rua São José era chamada de “Manuel Rodrigues, o pasteleiro”, homenagem a um comerciante local. A via ligava dois pontos importantes da cidade: a Ladeira da Misericórdia, considerada a primeira rua pública da cidade, a um dos portos cariocas da época.

Na região, fica a famosa Igreja de São José, na Avenida Presidente Antônio Carlos. Foi construída em 1608 como uma ermida, passando posteriormente por diversas reconstruções.

Foto: Uriel Malta/1941

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>