Blog

Rio Antigo, toda sexta!

Palacio Monroe

Saudades do Palácio Monroe! Desmontado em 1976, sob o pretexto de que atrapalhava o trânsito e as obras do Metrô, a bela construção foi originalmente montada na Louisiana Purchase Exposition, no estado americano de Missouri, em 1904. Foi construído pelo governo brasileiro para as comemorações do centenário de aniversário da integração da Louisiana aos EUA. Este estado, que fica no sul dos Estados Unidos, pertenceu à França até 1803. Sua estrutura metálica, projetada pelo coronel e arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar, permitiu o desmonte e o traslado do palácio para o Centro do Rio onde foi remontado em 1906. Foi a antiga sede do Senado Federal, antes da construção de Brasília.

Você, que ainda se lembra ou que nem chegou a ver o Palácio Monroe, quando estiver chegando ou saindo da Estação da Cinelândia (em direção à Zona Sul) repare na ligeira curva que o trem faz. Frase de um manifesto contra o desmonte da construção dizia: “Restará aos usuários do Metrô perceberem que, onde foi o Monroe, haverá uma misteriosa curva”.

Você já percebeu esta curva?

Esta entrada foi publicada em Blog, Rio Antigo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Rio Antigo, toda sexta!

  1. Roberta disse:

    No RJ antigo a gente tinha médico! Eliomar visite o Posto de saúde de Guadalupe numa sxta-feira a tarde, não terá nada. A Emerg~encia não funciona! Lá eles fingem que trabalham, não há atendimento nos fins de semana, uma vergonha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>