Blog

Rio Antigo, toda sexta!


Sabe que morro é este atrás desta construção? O Chapéu Mangueira, no Leme, ainda com poucas casas, visto da Avenida Princesa Isabel. A favela ganhou este nome por conta de um outdoor que mostrava duas pessoas usando chapéus dobráveis, para guardar no bolso, da Fábrica de Chapéus Mangueira.

Os moradores atuais nutrem a expectativa de uma possível visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à comunidade, que serviu de locação para algumas cenas do filme “Orfeu Negro”, lançado em 1959. Quem nasceu e foi criado lá sabe que o morro tem muita história. A partir da década de 50, a missionária francesa Renée Delorme organizou mutirões e pregou a conscientização política, tornando-se uma das personagens do lugar. Na foto acima, uma panorâmica do bairro do Leme, de 1911, antes do surgimento do Chapéu Mangueira.

Esta entrada foi publicada em Blog, Rio Antigo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>