Esta semana, um incêndio destruiu parte do prédio da antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ), no bairro da Urca, registrado nesta foto do início do século XX quando ainda existia a praia da Saudade e ninguém sonhava em ver espigões na área. O prédio, em estilo neoclássico, foi construído em 1852 para abrigar um hospício e só passou a ser campus universitário na década de 40. A bela Capela São Pedro de Alcântara foi totalmente destruída. A reitoria da universidade promete a sua reconstrução.
- Eliomar Coelho é engenheiro. Deputado combativo e ético, sua atuação política tem como referência a parceria com movimentos populares e como eixo central a defesa de uma política urbana democrática, que privilegie a cidadania e a participação popular. Leia mais
Boletim
Clique aqui e receba nosso boletim
Saudações
Bonito ver o Rio de antigamente.
Contudo, é triste saber que memória e história no Brasil não são assuntos relevantes.
Mais um patrimônio se perde em meio ao fogo. Negligência, incompetência, imprudência? O que importa?
O que se perdeu não foram apenas coisas materiais velhas, como muitos podem estar pensando. Perdeu-se um pedaço do Brasil.
Como um país que se pretende potência mundial não consegue preservar sua história e sua memória?
Um abraço.
Pingback: Boletim – Rio, 06 de março de 2011 | Eliomar Coelho – PSOL – O vereador do Rio
Cara Patrícia,
Espero que agora o governo federal assegure a reconstrução do que foi destruído provando o valor que diz dar a seu patrimônio histórico.
Abs,
Eliomar