Blog

Rio antigo, toda sexta!

Você sabia que no lugar onde foi construído o Maracanã havia um hipódromo – o Derby Club? Veja foto da antiga pista para corridas de cavalo, erguida no final do século XIX e fotos do estádio Mário Filho em plena forma física, na década de 60. O registro aéreo revela toda a beleza arquitetônico do estádio carioca.
O Maracanã foi um legado da Copa de 1950. A construção do maior estádio do mundo começou em 1948. No dia 16 de junho de 1950, foi inaugurado com a vitória da Seleção Paulista sobre a Carioca, por 3×1. Quem marcou o primeiríssimo gol foi o meio campista Didi. O nome do estádio foi uma homenagem ao jornalista pernambucano Mário Filho – um dos maiores incentivadores da construção que foi duramente criticada, na época, pelo então deputado Carlos Lacerda. E por que o apelido Maracanã? Por causa da presença constante de aves maracanã-guaçu sobrevoando as redondezas do estádio. O maior público registrado na partida Brasil x Uruguai – 199 854 torcedores – jamais foi superado. E nunca mais será com a redução de lugares no estádio por conta da reforma para a Copa do Mundo de 2014. Leia o artigo de Eliomar Coelho “Maracanã, adeus”.

Esta entrada foi publicada em Blog, Cidade, Cultura e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Rio antigo, toda sexta!

  1. Moema Rochael disse:

    De quando é esta foto do Maracanã? Parece ser bem antiga também. Gostei dessas informações. Acompanho sempre essas entradas do seu blog. Obrigada.

    • Eliomar Coelho disse:

      Moema,

      A foto é da década de 60. Muito interessante compartilhar informações sobre as mudanças na cidade, algo que acho fascinante.

      Bom saber que pessoas, como você, também gostam.
      Abs,
      Eliomar

  2. Pingback: Eliomar entra com recurso contra manobra que impediu CPI das Remoções | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  3. Luiz Antonio disse:

    Realmente, muito bom seu blog Rio antigo. Parabéns !!!!!

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Luiz Antonio,

      Bom saber que existem pessoas que sabem apreciar os registros do Rio antigo. Minha intenção é revelar o quanto a cidade vem se modificando ao longo de sua existência.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>