Blog

Secretário de Transportes foge, de novo, de audiência pública

Pela segunda vez seguida, o secretário de Transportes de Pezão, Rodrigo Vieira, não compareceu a audiência pública da Comissão de Transportes da Alerj. Desta vez, ele faltou a uma discussão sobre a licitação dos ônibus intermunicipais, nesta segunda-feira (16/10).

O secretário alegou que a questão seria resolvida pelo Detro. Só que faltou combinar isso com o representante do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro, que, na audiência, disse que a questão havia sido encaminhada justamente para a secretaria de Transportes resolver. Ou seja, é um jogo de empurra-empurra.

Na última audiência pública da comissão (3/10), que tratou do comércio ambulante dentro do Metrô, o secretário chegou a ir à Alerj, mas se retirou minutos antes do início da reunião.

Como desculpa, alegou que o tema da audiência seria ligado a roubo de cargas, assunto que não era da sua pasta…

“É um absurdo! Parece que ele não está muito preocupado com o cumprimento das atribuições de sua pasta. Vamos exigir que ele seja convocado a comparecer. Se não quiser, então que pegue o boné e vá para casa. Até a base do governo se mostra incomodada com este desrespeito ao parlamento”, disse Eliomar.

Moradores de Nova Iguaçu protestam

Durante a audiência, moradores de diversos bairros de Nova Iguaçu reclamaram que precisam caminhar quilômetros para pegar uma condução que os levem até o bairro onde trabalham, no Centro do Rio.

Para Eliomar, o Detro revela-se cada vez mais incapaz de realizar tarefas simples, como a redefinição de itinerários e a determinação de uma frota operacional mínima para as linhas existentes.

Desde 2012, são emitidas sucessivas recomendações do TCE para que as linhas de ônibus intermunicipais sejam licitadas e um novo ambiente de regulação e fiscalização seja instaurado.

Quando a malfadada licitação geral foi iniciada, em 2015, não foram divulgados, antes da realização das audiências públicas, elementos fundamentais para que o processo licitatório fosse possível, como os estudos, o projeto básico e a minuta do edital. Em função disso, o Ministério Público solicitou a paralisação do edital, que permanece suspenso até hoje.

Para pôr fim a essa situação que se arrasta desde então, prejudicando principalmente a classe trabalhadora, vamos propor, junto à Comissão de Transportes da Alerj, que o atual secretário, que sequer tem comparecido às audiências para debater questões relacionadas aos transportes públicos, disponibilize todos os dados acerca do referido edital.

Nosso mandato continuará firme na luta pelo direito de ir e vir de toda a população!

Aqui você pode assistir a fala de Eliomar sobre a audiência pública que tratou das questões das licitações dos ônibus intermunicipais

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>