Notícias

Marcha até o Palácio Guanabara pedirá bondinho original e barato

Uma marcha, com a participação de blocos e bandas, partirá, nesta quinta-feira (31/05), do Largo do Machado em direção ao Palácio Guanabara onde será entregue, ao governador, o abaixo-assinado do movimento “O Bonde que Queremos” que recolheu 12 mil assinaturas. Os manifestantes se concentrarão, às 10h, no Largo do Curvelo, e de lá seguirão para uma segunda concentração, às 11h, no Largo do Machado.

O movimento “Bonde que queremos” quer a manutenção do bonde aberto e tradicional – com modelo original de 1895 – circulando com intervalos de 10 minutos e integrado aos demais transportes através do Rio Card. O abaixo assinado com as 16 exigências do movimento estabelece ainda que o horário de funcionamento será de 5h às 24h e que a tarifa será mais barata que a dos ônibus.

Para discutir a implementação de uma política de tombamento, proteção e restauração dos bondinhos, a AMAST (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa) realizou, na segunda-feira (28/05), no Parque das Ruínas, o II Seminário do Fórum Permanente do Bonde de Santa Teresa.

A entidade convocou especialistas da Câmara Técnica de Engenharia do Fórum, representantes do Sindicato dos Engenheiros, do CREA/RJ e profisssionais da área de patrimônio histórico e cultural para analisar a proposta de recuperação dos bondes elaborada pela Central Logística.

Com respaldo da Justiça estadual, a entidade reivindica a devolução dos 14 bondes restaurados para retomada de um serviço que garante o fluxo interno de circulação do bairro e a comunicação entre as comunidades.

No encontro, foi discutida a criação da Câmara de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Teresa, com a finalidade de assessorar e apoiar tecnicamente as intervenções adequadas ao patrimônio cultural, arquitetônico e urbanístico do bairro, transformado, há 12 anos, em Área de Proteção Ambiental pela Lei 495/84.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>