Blog

Só a mobilização popular pode barrar o aumento das passagens

“Há muitos anos o PSOL denuncia a vergonhosa situação do transporte público. A questão da tarifa é apenas uma pequena ponta de um enorme iceberg de manobras escusas, ausência de planejamento e completa subserviência dos sucessivos prefeitos e governadores ao lobby das empresas de ônibus. Empresas que lucram milhões a cada centavo de aumento na tarifa, ainda que não cumpram com os requerimentos mínimos de um serviço público essencial para toda a população, são constantemente agraciadas com aditivos, isenções fiscais e aumentos de tarifa.

Pesquisas diversas atestam que os aumentos de tarifa avançaram muito acima da inflação nos últimos 20 anos. Nas últimas eleições, denunciamos a escandalosa coincidência de interesses entre a prefeitura e a maioria dos vereadores com as empresas de ônibus.

Além das tarifas altas, os ônibus são raros em várias partes da cidade. Os motoristas, mal pagos, são forçados pelas empresas a ignorar a gratuidade, deixando a pé estudantes e idosos. Em muitos casos, além de dirigir, os motoristas são obrigados a cobrar pelas passagens, caracterizando uma dupla função, impossível de cumprir, sem colocar em risco a segurança de todos. Na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores, o PSOL entrou com proposta a fim de proibir tal abuso.

Os milhares de jovens que foram às ruas em Porto Alegre e Goiânia, mostraram que a luta organizada é capaz de fazer as prefeituras recuarem. Em São Paulo e no Rio, e em várias outras cidades também, poderemos conquistar vitórias.

Convocamos a população a tomar as ruas e demonstrar, de forma pacífica mas determinada, que os grandes criminosos são os que comandam esse sistema de transportes ineficiente, descoordenado, inseguro e cada vez mais caro.”

Nota da Executiva Estadual do PSOL/RJ

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Só a mobilização popular pode barrar o aumento das passagens

  1. Paulo Firmino da Silva disse:

    Ouvi na CBN a sua iniciativa de coletar assinaturas p/ CPI dos ÔNIBUS. Como posso ajudar pois essa medida vai ajudar a rever a licitação das VANS que tem um preso contemplado segundo J.EXTRA de 15/06.

  2. welington eduardo de oliveira disse:

    O Metro é a melhor opção de transporte de massa para as áreas urbana, houve um retrocesso ou atraso nesse projeto de desenvolvimento para as futuras estações, li algumas vezes em jornais que existia uma projeto do Metro até Niteroí!

    • Eliomar Coelho disse:

      O retrocesso foi total, incluindo o fato de o governo ter jogado fora o traçado original que muito melhor servia aos usuários.

      Caro Wellington, certamente a postura de desdém do Poder Público sobre o assunto explica em parte a revolta que ganhou as ruas.

      Abraços fraternos,
      Eliomar

  3. welington eduardo de oliveira disse:

    Ler O globo>Rio>sábado 06.07.13> Nova estação do metrô na Tijuca já funcionará na Copa do Mundo>obra estará pronta em março de 2014, antes do início do evento.>A nova Estação Uruguai,…que foi apelidado de “croissant” e “caramujo” pelos seus frequentadores.

  4. welington eduardo de oliveira disse:

    O Globo>RIO>pg.19 de quinta feira, 12.09.13 2ª edição>A Presidente…tirar do papel o projeto da linha 3 do Metrô…devido a decisões erradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>