Notícias

Theatro Municipal faz 110 anos

O mais tradicional teatro brasileiro completa 110 anos neste domingo (14/7). Desde 1909, grandes artistas de todo o mundo passaram pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que, hoje, devido ao descaso dos governos do estado, enfrenta uma crise profunda, a despeito de sua enorme importância para a nossa cultura. Em maio, metade do orçamento dedicado a ele foi bloqueado pelo Governo do Estado. Um absurdo.

Por isso, a #ComissãoDeCultura da Alerj, presidida por mim, tem ecoado a luta dos trabalhadores da instituição em defesa de sua autonomia. A Fundação Theatro Municipal é responsável por escolher cargos chave na administração do teatro, como tesoureiro, e outras funções administrativas, como expliquei à reportagem.

Realizamos em maio uma audiência pública para discutir a situação do teatro e da falta de verbas. Na audiência, houve a representação de todas as atividades do teatro, coro, músicos, balé. Eles fizeram uma lista de reivindicações para que o teatro pudesse funcionar de forma normal. (O teatro) está praticamente sem manutenção. O dinheiro que existia já era reduzidíssimo para garantir as atividades programadas. Cortar 50% é praticamente acabar com as atividades do Municipal. E é tirar de quem já não tem.

Seguiremos na luta em defesa deste nosso importante patrimônio artístico e cultural, de sua autonomia e valorização. Salve o Theatro Municipal, sua beleza e sua história!

#TheatroMunicipalDoRioDeJaneiro #TheatroMunicipal#TheatroMunicipal110anos

Leia mais

Esta notícia está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>