Notícias

Toda nossa solidariedade à Aldeia Maracanã

Eliomar ocupou o microfone do Plenário da Alerj nesta terça-feira (26) para prestar nosso apoio, nossa solidariedade aos indígenas da Aldeia Maracanã, que tiveram seu território, sua cultura e seus direitos desrespeitados por dois deputados do PSL. Na última na última sexta-feira, em um claro gesto de provocação, os parlamentares invadiram com truculência o local do antigo Museu do Índio, onde vivem nossos povos tradicionais, e foram convidados a se retirar, apontados pelo racismo que manifestaram mais uma vez.

Um deles, inclusive, usava um colete da Alerj de forma indevida — uma forma de abuso de autoridade que nos envegonha. Temos o dever de não apenas respeitar como lutar pela garantia dos direitos de cada cidadão do estado — o que obviamente inclui a comunidade da Aldeia Maracanã.

Há anos, os indígenas daquele território sofrem com ataques, discriminação e a ausência de políticas públicas voltadas à preservação de sua cultura, tendo sido vítimas de violência policial em diversas ocasiões durante o governo Cabral, principalmente no período que antecedeu a Copa do Mundo que o Rio de 2014. Muitas famílias vêm resistindo a esse processo de violência para preservar sua tradição, tão importante na formação cultural brasileira.

Seguimos na luta contra toda forma de violência e intolerância!

 

 

 

 

 

 

 

Esta notícia está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Cultura, Direitos Humanos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>