Travessa do Comércio

Ela vai do número 9 ao 21. Reza a lenda que no sobrado número 13 morou a cantora Carmem Miranda, entre 1925 e 1932. Lá, funcionava a pensão e casa de Dona Maria, mãe da pequena notável e sua irmã, a também cantora Aurora Miranda. A pensão servia refeições, notadamente para quem trabalhava no centro da cidade. O pai tinha uma barbearia, em que trabalhava, perto de onde morava com a família.

A Travessa do Comércio fica numa parte do Centro do Histórico do Rio, logo depois da entrada pelo Arco do Teles, na Praça XV. Surgiu por volta de 1740. Os sobrados sobreviveram, as calçadas são de pedra e a rua de paralelepípedo.

Depois de um incêndio que ocorreu no final do século XVIII, o local teria adquirido má-reputação,  por causa de bandidos que ali se encontravam. Demorou um pouco, mas, no século XX, a percepção mudou.  Desde 1980 o local vem se reinventando, com novos restaurantes e bares que funcionam nos antigos casarões, que ainda servem de cenário para gravação de série de TV ambientadas nos anos 50.

No sobrado número 13, teria morado Carmem Miranda e família.

 

 

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>