Notícias

Visita a Fazenda Capão do Bispo, em Del Castilho

Eliomar visitou a Fazenda Capão do Bispo, em Del Castilho, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), neste sábado (11). Bem de responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), a fazenda encontra-se totalmente abandonada, a despeito de sua enorme importância histórica e de seu potencial para ser um centro cultural de referência para a região. Um triste retrato do descaso do Poder Público com a nossa cultura e a nossa história.

Levamos conosco o diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural do estado, elaboração de estudos, fiscalização e vistoria de obras e bens tombados, emissão de pareceres técnicos, pesquisas, catalogação, inventariação e tombamentos.

É deplorável a situação com a qual nos deparamos. O terreno está tomado pelo matagal, sem capina há longa data. Todas as estruturas estão caindo aos pedaços, o telhado da casa sustentado por vigas totalmente frágeis, pilastras desgastadas, paredes caindo, como mostram as fotos. A sensação é de que tudo pode desabar a qualquer momento.

Cobraremos da SECEC que tome providências e cuide do que é nosso. Não podemos admitir que a nossa história seja tratada como sucata.

Esta notícia também está no Facebook do Eliomar
Esta entrada foi publicada em Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>