Blog

Viva a xepa porque a feira é livre e a rua é do povo!

A mais nova investida da Secretaria de Ordem Pública tem como alvo as feiras livres da cidade. O Choque de Ordem quer rigor no encerramento da Feira da Glória que não pode funcionar além das 13h. É o fim da xepa! Mais uma tentativa de organizar o que não precisa ser organizado. E a sociedade civil já se mobiliza e faz sua grita. Uma divertida convocação circula pela Internet conclamando os adeptos para uma manifestação na Feira da Glória, marcada para 12h.

A Feira da Glória tradicionalmente acontece aos domingos e é a mais antiga do Rio. Como outras feiras, se estende além do horário. O pico de movimento, segundo os feirantes, é justamente entre 12h e 13h30 – hora em que os preços ficam mais baratos. Por isso tanta reclamação contra a medida da Seop.

Esta não é a primeira tentativa de impor restrições aos feirantes do Rio. Há um ano, um decreto municipal determinava que o material das bancas deveria voltar para os caminhões entre 12h30 e 14h para facilitar a limpeza. Em 2008, as barracas de pastel ficaram proibidas de colocar bancos para a fiel clientela. Um ano antes, uma lei proibiu que os feirantes alardeassem seus produtos usando aparelhos sonoros ou o próprio gogó.

Mas as feiras livres resistem e seguem livres nas ruas…

Quem quiser engrossar o coro dos descontentes, deixe a feira para o domingo, na Glória . Os manifestantes se concentrarão em frente ao Hobby Lanches, na altura da Rua Cândido Mendes. Os organizadores sugerem a confecção de cartazes com alusões ao universo hortifrutícola.

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Viva a xepa porque a feira é livre e a rua é do povo!

  1. Denis Monteiro disse:

    Eliomar, presenciei, no dia 13 de setembro, uma repressão dos fascistas da secretaria de ordem pública na feira de terça-feira na São Clemente, em frente ao Santa Marta, em Botafogo. Absurda a arrogância e a truculência. O pessoal da Glória, com quem compro há anos, anda tenso depois de 12h, e tem levado multas. Há algum movimento de reação a mais esta arbitrariedade? Gostaria de participar. Aguardo. Abraços, Denis

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Denis,

      O movimento da Feira da Glória é da sociedade civil organizada. Depois da manifestação realizada, não houve mais nenhuma atividade, até onde eu tenho conhecimento.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>