Notícias

Viva Paulo Freire!

Educador, filósofo e escritor, Paulo Freire é muito mais reconhecido pelo mundo afora do que no Brasil, onde, duas décadas após sua morte, suas ideias voltaram a ser consideradas perigosas. O “perigo” reside no fato de que seus métodos inovadores de educação sempre tiveram como foco a transformação social.

Exatamente por esse motivo, ele foi perseguido e preso durante a ditadura militar, ficando exilado durante 16 anos. E exatamente por isso é atacado hoje por pessoas suficientemente ignorantes para achar que as universidades de Oxford e Harvard estão acometidas pelo “marxismo cultural”, por exemplo, por terem Paulo Freire na formação de seus professores.

É dele a terceira obra mais citada em trabalhos de ciências humanas no mundo, “A Pedagogia do Oprimido”, a única obra brasileira que está entre as cem mais lidas nas disciplinas de países de língua inglesa.

Agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutor honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior, Freire foi um incansável defensor de uma educação emancipadora, libertadora, baseada na consciência crítica.

O Patrono da Educação Brasileira é um orgulho permanente para o nosso país e especialmente para cada um de nós que, inspirados em seu legado e sua luta, defendemos uma educação pública de qualidade, crítica, democrática, transformadora.

Viva Paulo Freire!

Esta notícia está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em cidadania, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>