Notícias

Você é a favor de cotas nas universidades?

A UFRJ desenterrou um assunto polêmico: as cotas. Comissões do Conselho Universitário da instituição de ensino superior aprovaram a proposta de adoção de um sistema de cotas, formulada pelo professor Marcelo Paixão, do Instituto de Economia. Mas para esta ação afirmativa ser implementada é preciso que, antes, seja aprovada pelo Consuni, um fórum formado por professores, funcionários e estudantes. E o tipo de cota a ser adotada (racial, social, para estudantes da rede pública ou bônus no vestibular) passará por amplo debate, caso a proposta seja ratificada pelo Consuni.

As estatíticas apontam para uma grande desigualdade. Segundo Marcelo Paixão, apenas 7% dos jovens brasileiros negros e pardos, entre 18 e 24 anos, estão na universidade. Nas instituições públicas brasileiras, 60% dos estudantes são brancos enquanto 38,4% são negros. Nas particulares, não é muito diferente: 66,2% são brancos e 32,7% são negros. Os dados são do Censo de Educação Superior 2008 e da PNAD (IBGE), tabulados pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), do qual Paixão é coordenador.

O panorama do vestibular 2009 da UFRJ também revela um quadro desigual. O número de brancos aprovados no vestibular é 58% maior do que o número de negros aprovados. Sabemos, é claro, que se não houver investimento na educação pública, melhoria do ensino na base, não se promoverá o acesso à universidade para estudantes de família de baixa renda. Sabemos que no funil do ingresso à universidade, quem tem direito à boa formação de cursos pré-vestibulares e escolas particulares, sempre leva vantagem.

Mas, considerando os dados divulgados pelo professor Marcelo Paixão, deixo a pergunta: você é a favor do sistema de cotas? Responda na enquete abaxo se você apóia ou não as cotas. E, se você apóia, escolha qual o tipo de cota mais justa, na sua opinião.

Esta entrada foi publicada em Direitos Humanos, Educação, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Você é a favor de cotas nas universidades?

  1. Renata Lins disse:

    Minha posição sobre cotas raciais está aqui:
    http://www.sidneyrezende.com/noticia/2917

  2. caro Eliomar, antes de dar opinião quero aplaudir a excelente resposta da Renata que, de certa forma, é complementada, ou melhor, complementa a minha. a questão das cotas é polêmica por que discutida com paixão e sem embasamento conceitual. é por isso que vejo a questão como solução paliativa e de emergência, porque a solução completa e total só será dada qundo o governo cumprir de fato e de direito o dever de proporcionar educação pública e gratuita, de qualidade, para todos. quando ocorrerá isso? num governo do PSOL, assim que lá chegar.

  3. Renata Lins disse:

    Tenho outro, mais pessoal, sobre o mesmo tema. Está no blog do Nucleo Zona Sul do PSOL RJ. Vai o link:

    http://magfurtado.sites.uol.com.br/renatalins.html

    E tem um do André, muito bom, também ali

    http://magfurtado.sites.uol.com.br/andredealmeida2.html

    • eliomar coelho disse:

      Renata,

      Obrigado mais uma vez pela participação. Certamente, hão de haver brasileiras e brasileiros que se identificarão com as questões de identidade que você levanta em seu artigo. Vocé é doutoranda da UFRJ e faz restrições ao sistema de cotas. Como está dentro do campus, poderia nos dar seu prognóstico? Acredita que o Consuni conseguirá a aprovação de algum tipo de cota?

      Abs,
      Eliomar

  4. Luciano M. disse:

    Bom dia, Eliomar.

    Questões referente às cotas sempre foram motivos para diversos comentários, fundamentados em artigos e muitas vezes em longas dissertações; Gostaria de convidá-lo a ler alguns questionamentos, publicado no blog GenteCareta, “A pergunta mais desafiadora dos últimos tempos?!” – http://www.gentecareta.com.br/a-pergunta-mais-desafiadora-dos-ultimos-tempos

    Aproveitando este contato, gostaria também de convidá-lo a tomar conhecimento do artigo mais polêmico em nosso blog, “Epidemias… Brasil está doente! Salve-se quem puder!” – http://www.gentecareta.com.br/epidemias-brasil-esta-doente-salve-se-quem-puder

    Respeitosamente, Luciano M.

    • eliomar coelho disse:

      Caro Luciano,

      Obrigado pela participação e pelo link do blog. O post “A pergunta mais desafiadora dos últimos tempos” nos convida a refletir.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>