Notícias

O sistema de cotas na Uerj e seus resultados muito positivos

A passagem pela universidade é uma experiência que transforma vidas, não apenas pela oportunidade de se ter uma formação profissional, mas pela de conviver com a diversidade de pessoas, visões de mundo, possibilidades. Por isso mesmo é algo não pode se restringir a uma parcela da sociedade.

A política de cotas tem resultados muito positivos, como mostra esta matéria: desde a sua implantação, mais do que dobrou o número de negros nas universidades brasileiras, tendo sido nossa UERJ a primeira instituição pública de ensino a implementar a medida. Ainda é pouco, queremos a igualdade no acesso ao ensino superior. Mas já é um passo enorme na direção de pagarmos a dívida histórica em relação à população negra, até hoje a que menos acessa a educação, a que ganha os piores salários, a que é mais criminalizada por agentes do Estado.

Bolsonaro chama as cotas de “coitadismo”, desprezando a história e evidenciando seu descompromisso com o combate a desigualdades. Mas seguiremos lutando em defesa de uma Educação pública democrática, laica, gratuita, crítica e de qualidade para todos e todas!

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta notícia está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Educação, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>