Blog

Opine: bondes VLTs devem ser descartados em Santa Teresa?

Quando, em 2009, a professora Andrea de Jesus Resende pulou de um bondindo reformado desgovernado, foi atropelada e morreu, a Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa alertou para o problema estrutural na novas composições. Uma relatório do CREA denunciou, então, a falha no sistema de freios e condenou os sete VLTs que substituiram antigos bondes. A AMAST exige a retirarada de circulação dos bondes novos. Ao anunciar as mudanças no sistema, o interventor Rogério Onofre – presidente do Detro – não deixou claro se os VLTs serão descartados.

Foi anunciado pelo interventor que haverá troca no sistema de trilhos, recuperação da via aérea e cabeamento elétrico, construção de nova subestação e reforma de 13 bondes. Mas não se discriminou que tipo de bonde será adotado pela nova gestão. Como o retorno dos bondes já foi anunciado para 2012, em tese, há tempo para planejar e optar por modelos eficientes e, de fato, seguros.

Antes do trágico acidente anunciado, aconteceram várias colisões, sem vítimas, entre bondes e ônibus. E dias antes do bondinho descarrilhar na Rua Joaquim Murtinho, outra composição perdeu o freio e colidiu em um táxi.

Você concorda que os bondes VLTs devem sair, definitavemente, de circulação? Você acredita que os bondes voltarão a circular mesmo em 2012?

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Opine: bondes VLTs devem ser descartados em Santa Teresa?

  1. O poder público tem que provar competência para preservar uma parte da nossa história. Acho que os bondes deveriam permanecer. É parte da nossa memória.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Sérgio,

      Somos totalmente favoráveis à permanência dos bondes. O que questionamos são os modelos de bondes VLTs que não apresentam segurança para quem usa este transporte centenário e tão aprazível.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>